[Kde-i18n-pt_br] Atividades do Lakademy

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Sexta Maio 27 19:29:57 UTC 2016

Salve Boaglio e demais,

Em Thu, 26 May 2016 19:58:25 -0300
Fernando Boaglio <boaglio em gmail.com> escreveu:

> Tenho dois pontos a levantar aqui...

Vamos lá.  :-)

> *1 - VP oficial do KDE*
>
> Lá atrás a gente na LDP-BR começou esse movimento de* Vocabulário
> Padrão* (lembra Fred?) , e temos alguns arquivos que foram pra lá e
> pra cá (um deles eu versionei no SVN e é o VP usado no Lokalize), que
> eu me lembre existiram 4 sites online para facilitar a consulta (um
> deles eu até mostrei em um dos FISL), mas hoje tudo se perdeu e nada
> mais está online para usar.

Pois é. Até tem uma versão com o legado do original:

http://vp-br.herokuapp.com/

mas é instável e não sabemos como atualizar os termos, pois não tem
nenhum contato do mantenedor atual.

> Acho que poderíamos propor aos commiters do projeto de proporcionar
> algo semelhante, não só para pt_BR, mas para qualquer idioma.
>
> Isso poderia ser implementado em PHP como está o site e colocado aqui:
> http://i18n.kde.org/ .

Essa ideia é uma boa evolução do que estávamos pensando aqui. E
acabamos juntando a ideia original com essa sua. Conversamos aqui no
Lakademy e o Henrique vai produzir uma aplicação web com o melhor dos
dois mundos: teremos acesso online aos termos (que poderão ser mantidos
por pessoas com autorização pra isso) que também poderão ser baixados
na forma de glossário, para ser usado diretamente no Lokalize. Com isso
estaremos oferecendo um serviço prático e útil para tradutores de
qualquer idioma.

> *2 - Feedback das traduções*
>
> Em tempos de like/dislike de Facebook e Youtube, seria muito bom se
> existisse algum feedback para nós, os tradutores/revisores, não ?
>
> Imaginem na app que exibe um manual, ou se no* Ajuda -> Sobre*
> existisse algum mecanismo de avaliação com *gostei/não gostei* da
> tradução, ou aquelas famosas cinco estrelas que a gente dá uma nota
> entre 1 e 5.
>
> O resumo dos feedbacks seriam exibidos no site também, como na tabela
> desse link, talvez uma coluna nova com essa informação:
> http://i18n.kde.org/stats/gui/trunk-kf5/team/pt_BR/

Uma ótima ideia! Será que é possível também adicionar um campo de
comentários ou um link para um formulário de retorno? Dessa forma, caso
a pessoa quisesse dar um retorno mais detalhado, seria possível.

Que tal?

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)