[Kde-i18n-pt_br] Mensagens com plural

Marcus Gama marcus.gama em gmail.com
Quinta Agosto 23 13:25:41 UTC 2012

Bom dia,

Acho que as opções são:

1. Manter como está (0 é singular), e alterar a tradução do singular para,
aonde aparece "1", substituir por "%1". Neste caso ocorrerá a expressão "0
plugin encontrado"

2. Alterar a foma plural para n=1, n!=1. Nesse caso só teria que alterar o
cabeçalho no kdelibs e nada mais seria alterado na tradução. No entanto,
ocorreria a sentença "0 plugins encontrados"

3. Alterar para três formas de plural. Nesse caso, haveria uma forma
específica para 0 ocorrência, o que permitiria uma tradução no estilo
"Nenhum plugin encontrado"

As opções 1 e 2 são as que demandara menos trabalho. No caso da 1, somente
alguns ajustes nas traduções do singular aonde o numeral 1 empregado no
texto em inglês não foi convertido para %1 na tradução em português. No
caso da 2, basta alterar o cabeçalho do kdelibs.

A opção 3 é a mais trabalhosa, mas trará uma tradução de mais qualidade,
com o encargo de acrescentar a tradução da ocorrência zero em TODAS as
formas plurais existentes na tradução. Não faço ideia de quantas sejam, mas
deve ser bastante. No entanto, como nossa tradução está sempre em torno de
100% pronta, acho que este "trabalho" a mais não seria tão penoso assim.
Nada que em duas semanas não se resolva.

Para evitar muito retrabalho, sugiro que a forma plural adicional (a de 0
ocorrências) seja a terceira. Assim, acho que na conversão não seriam
descartadas a forma plural (>1) que já existe (nossa segunda forma). Então
as três formas plurais ficariam: n=1, n>1, n=0.

Bom, fica o meu voto na opção 3. Acho que merecemos uma melhor qualidade na
nossa tradução. Fica aberta a discussão.

Um abraço,

Marcus Gama