[Kde-i18n-pt_br] Mensagens com plural

André Marcelo Alvarenga andrealvarenga em gmx.net
Quarta Agosto 22 01:18:19 UTC 2012

Em Terça-feira 21 Agosto 2012, Marcus Gama escreveu:
> Não assino a lista ldp-br (aonde ela está hospedada - até tentei acessar o antigo site da ldp-br mas ele está muito desatualizado). Mas se o projeto usa o mesmo processo de formação do plural que o KDE, sem dúvida é uma boa difundir.
>
> Uma abraço,
>
> Marcus Gama

Bom, tenho que me manifestar já que comecei esta discussão toda :)
Sinceramente, não imaginei que teria esse resultado, até porque achei que o problema era apenas a padronização das mensagens em inglês.
Depois de ler as considerações dos sites que o Luiz postou, ainda não sei qual é a forma correta. Se 0 é plural ou singular, dependendo do caso como a ABL respondeu será difícil resolver o nosso problema, uma vez que em alguns casos será plural outros singular.
Para adotar este critério, acho que precisaríamos que ter cabeçalhos diferentes nos arquivos que usamos uma ou outra forma, além do que acredito que não funcionaria por causa do script.
Acho que a forma menos trabalhosa e sem adotar preciosismos seria mudar o cabeçalho para "Plural-Forms: nplurals=2; plural=n != 1;\n"
Vantagens de adotar esta forma: não precisaríamos verificar caso a caso e continuaríamos traduzindo como sempre fizemos. (Eu reverteria os 3 casos semelhantes a estes que encontrei e fiz a alteração).
Manter a forma atual gera a necessidade de verificar caso a caso (o que também é bem trabalhoso).
O mais formal e visualmente correto seria adotar as 3 formas, mas também teríamos que verificar caso a caso, onde existe ou não a possibilidade de 0.

Diante disso, a minha opinião é de que deveríamos mudar o cabeçalho para  "Plural-Forms: nplurals=2; plural=n != 1;\n"

Obs.: Lembro-me que na época do KBabel, alguns arquivos .po já tinham este formato, que por algum motivo foi alterado.
http://websvn.kde.org/trunk/l10n-kde4/pt_BR/messages/kde-baseapps/kwrite.po?revision=790449&view=markup

--
André Marcelo Alvarenga