[Kde-i18n-pt_br] Re: Tradução

Henrique Marks henriquemarks em gmail.com
Terça Maio 3 19:57:02 CEST 2011

Ainda em Português conseguimos encontrar uma boa tradução em um dos usos,
enquanto em outros o neologismo permance melhor.

O ktorrent é um bom exemplo. La temos baixar um arquivo, e enivar um
arquivo. Ou seja, como verbo, to download vira baixar. No entanto, quando
queremos avisar que o arquivo terminou de baixar, tem a tradução de
"download completed" que é (ou está como) download terminado.

Eu acho que está certo assim mesmo. Onde deu, entrou baixar, que é uma
expressão usada. No entanto o ato de baixar continua sendo "o download". A
tradução por descarga é horrorosa, dado o uso desta expressão em contextos
escatológicos. O uso de descarga se vê no Português de Portugal, mas acho
que a manutenção da palavra consagrada, ao menos da falta de uma expressão
original do Português, é melhor.

Já com upload funciona bem em todos os casos a tradução, enviando, enviar, o
envio, etc. Apesar de no ktorrent ter sobrado algum upload, que deveria ser
traduzido (NMHO, tradução de IMHO, hehehe).

Acho que indentar é parecido. "Recuar o código" me parece muito estranho, no
entanto configurar o recuo do código parece bom (porque é parecido com
configurar o parágrafo do código). Como no português não verbalizamos os
substantivos, creio que o correto seria parágrafo, no lugar de recuo, e
fazer parágrafo no uso como verbo.

Henrique Marks
henriquemarks em gmail.com
http://henriquemarks.blogspot.com