[Kde-i18n-pt_br] Pontuação na tradução

Frederico Goncalves Guimaraes fggdebian em yahoo.com.br
Sexta Maio 2 23:10:14 CEST 2008

Olá Maurício e demais colegas da lista,

Consta no registro MP02485 do Livro da Grande Teia que
Mauricio, em 02/05/08 escreveu o seguinte:

> Oi, Fernando. Nesse caso, "header capitalization" quer dizer mesmo
> que você deve usar maiúscula em todas as palavras, com exceção de
> conjunções, artigos e preposições, tanto nos "menu titles" como nos
> "menu items". Nossos amigos do Gnome documentam isso também:
>
> http://www.fruitsalad.org/people/lauri/hig/all/ch09s03.html
>
> Procure no item "Capitalization". Eles também tem uma tabelinha mais
> completa ali, incluindo botões de toolbar e outros elementos. Acho
> interessante seguir até porque existe uma tentativa de se deixar os
> [...]

Sei que existe essa indicação, mas concordo com o Fernando. Sempre me
incomodou o fato de palavras com iniciais maiúsculas no meio da frase.
E aí fica uma dúvida. Não serão essas regras definidas justamente para
atender a alguma norma ou uso corrente da língua inglesa? Ou seja, esse
tipo de norma seria aplicável também ao português? Acredito que colocar
somente a inicial em maiúscula ajudaria, inclusive a diminuir eventuais
erros, tanto de digitação quanto de confusão gramatical, afinal nem
todas as palavras ficam em maiúsculas.

Essa regra, inclusive, me lembra muito a de nomeação de músicas em
inglês, que segue esse mesmo princípio. E aí volto a insistir na
pergunta: não seria essa instrução válida somente para o inglês?

Um abraço e até mais.

Frederico
--
Linux User #228171
Debian-BR User #434

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)