[Kde-i18n-pt_br] lista de tradutores atualizada

Henrique Marks henriquemarks em gmail.com
Quinta Agosto 28 14:09:25 CEST 2008

nodo é Português ?

Fica aqui minha dúvida com relação aos termos já existentes na
documentação técnica de um determinado assunto. Algumas vezes,
verificamos que certas traduções, usadas nos meios técnicos são
péssimas (tenho uma lista de termos de redes que são péssimos).

Sem querer ser megalomaníaco, mas aqui nós temos um segundo trabalho,
que é o de "definir" termos em Português para expressões técnicas em
Inglês, e as vezes modificar as existentes, mesmo que isto implique
numa "quebra" da tradução usada. Nos dois casos citados, acho que cabe
uma discussão: role por papel é até aceitável, apesar de feio,
enquanto node por nodo não parece certo, e é terrível.

Vou dar um outro exemplo: como se traduz dashboard para Português ? No
momento, temos uma tradução, IMHO, ruim no KDE4.1. Talvez esta
tradução já exista em boletins da Apple, por exemplo, mas não é
necessariamente verdade que a tradução desta seja boa. Temos que
definir este termo, pois é uma tecnologia de software desenvolvida
"in-house", aqui no KDE, assim como outras.

No caso do UML é um pouco diferente, mas é comum que pessoas da área
não saibam traduzir, apenas usando termos que "são padrão" da área.

Henrique Marks
henriquemarks em gmail.com
http://henriquemarks.blogspot.com
http://henriquemarks.googlepages.com