[Kde-i18n-pt_br] Preview = pre-visualização ou previsão/prever?

doutor.zero doutor.zero em gmail.com
Terça Agosto 28 01:55:10 CEST 2007

Frederico Goncalves Guimaraes escreveu:
> [...]
> "pré-visualização". Principalmente pela questão semântica. Como é
> possível visualizar previamente alguma coisa? Se você viu, está visto,
> não tem como "ver antes de ver". Inclusive vejam como fica esquisita a
> definição do Collins apresentada pelo Doutor Zero:
>
> "Preview é a oportunidade de ver algo antes que seja exibido..."
>
> Ou seja, se você viu, é porque já foi exibido. Não tem como ver uma
> coisa antes dela ser exibida (a não ser que a pessoa tenha o dom da
> premonição, mas aí o assunto descamba pra Arquivo X, que não é o foco

Não exatamente. Se você for um crítico de cinema, verá o filme antes de
ele ser exibido para todo mundo e é nesse sentido que a palavra é
definida no dicionário que citei.

> Portanto, na tradução que faço do Claws Mail eu uso simplesmente
> "Visualização" ...
>
> Um abraço a todos e até mais.

O meu problema não é nem como a palavra será traduzida, mas o fato de
deixá-la traduzida de uma maneira que faça sentido, mas se encaixe nas
barras, coisa que 'pré-visualização' não faz.

Então vocês acham que deveria ficar assim?

View = Visualizar
Preview = Visualização

Se for isso pra mim tá ótimo, fica um meio termo entre o que eu sugeri e
o que está (e que temos consenso que não é ideal).

A única dúvida que ainda tenho é em relação aos termos "split view",
"list view", etc, que estão traduzidos como 'visão em lista', 'visão em
ícones'. Eles ficariam como 'visualizar divido', 'visualizar ícones',
'visualizar lista' e 'visualizar árvore'? Se ficassem como 'visualização
divida', 'visualização em ícones', 'visualização em árvore' não teríamos
um conflito entre 'view' e 'preview' (traduzidos da mesma maneira), pelo
menos nesses casos?

Resumindo, eu ficaria com:

View = Visualizar
Preview = Visualização
List/Icon/Tree View = Visualizar ícones/listas/árvore/dividido

O que acham, Henrique, Frederico e Adriano?

Até mais.

p.s. Adriano, pode continuar reclamando e cobrando, porque a pior coisa
que existe é gente acomodada...