[kde-i18n-pt] amarok e dúvida

José Nuno Coelho Sanarra Pires jose.pires inov.pt
Segunda-Feira, 31 de Janeiro de 2005 - 12:38:50 CET

Em Sábado, 29 de Janeiro de 2005 22:22, o Helder Correia escreveu:
> Olá, pessoal!
>
> No ficheiro amarok.po existem as seguintes mensagens:
Essa começa logo bem :D

"Não é À, é HÁ". Tenho de corrigir já isso! (por acaso traduzi parte desse
ficheiro PO, mas essa parte deve-me ter escapado à grande!)

>  "À %n horas"
>  "À %n meses"
>  "À %n dias"
>  "À %n semanas"
>  "À %n anos"
Ok, já tá corrigido.

> Acho que não preciso indicar onde está o erro. Foi a minha namorada que
> deparou com elas quando mexia na lista de músicas ;)
>
> Já agora, peço que alguém me explique uma coisa. É extremamente frequente
> começar as palavras por maiúsculas, como em "As Suas Faixas Mais Recentes",
> "Tocada pela Primeira Vez: %1" ou ainda "Este ficheiro não está na sua
> Colecção!".

> Nunca entendi este critério. Alguém pode explicar-me o sentido lógico da
> coisa? :)

Nos dois primeiros exemplos, são questões de HIG (Human Interface Guidelines).
'Group boxes' e elementos agregadores de outros elementos costumam ser postos
"capitalized".

No caso específico da terceira frase, deveria ser, segundo o 'developer', para
realçar a entidade Colecção, que é a lista onde vão parar as 'playlists'.
Confirmei e, de facto, no texto original está igual.

Concordo que terá de ser alterado. Em alguns casos, é um "lapsus linguae" do
programador (não nos podemos esquecer que muitos dos 'developers' de KDE são
alemães, e os alemães colocam os substantivos *sempre* em maiúsculas).

De qualquer forma, excepto nos casos em que todo o texto está capitalizado e
entre 'tags' de 'bold', já fiz a substituição.

Obrigado pela revisão deste ficheiro. É mesmo desse tipo de "olho clínico" que
precisamos nesta fase.

Keep out the good work!

Abraços