[Kde-i18n-pt_br] Como posso ajudar?

André Marcelo Alvarenga andrealvarenga em gmx.net
Sábado Junho 15 23:05:47 UTC 2013

Em Sábado 15 Junho 2013, Leandro Santana escreveu:
> Olá, já sou usuário do KDE há alguns anos e procurei uma forma de poder ajudar neste projeto. Estou disposto a contribuir com a tradução, tenho domínio do idioma inglês. Gostaria de informações sobre como posso começar a ajudar.
>
> --
>
> Atenciosamente,
> Leandro Santana

Olá Leandro.

O KDE entrou esta semana num ciclo (Beta 1) em que a adição de novas strings para tradução aparecem em menor intensidade. Atualmente estamos com 100% de tradução tanto para a interface quanto para a documentação. As poucas adições são logo traduzidas.

Interface: http://l10n.kde.org/stats/gui/trunk-kde4/toplist/
Documentação: http://l10n.kde.org/stats/doc/trunk-kde4/toplist/

Na área de tradução, três coisas precisam/podem ser feitas:

1) Revisão da documentação, principalmente em relação ao uso dos termos da interface, pois ainda existe muitos termos que na interface tem uma tradução e na documentação há outra. Embora sejam equivalentes, pode confundir o usuário. Para isto, sugiro o uso de uma versão recente do KDE (se possível a própria Beta 1), com o pacote de localização atualizado.

2) Contribuir no http://userbase.kde.org/ . Lá ainda existe muita tradução a ser feita.

3) Usar os programas para ver se existem traduções inadequadas.

Se optar pela 1a., o arquivo revisto poderá ser enviado para esta lista que algum tradutor se encarregará de enviá-lo aos repositórios oficiais. Se optar pela 2a., pode mandar uma mensagem para esta lista que faremos a correção necessária. Já a 3a. opção a tradução é online.

Qualquer dúvida é só mandar uma mensagem para a lista.

--
André Marcelo Alvarenga