[Kde-i18n-pt_br] [developers] atuais tradutores do KDE!

Stephen stepohay em yahoo.com.br
Sexta Maio 2 20:37:40 CEST 2008

Eu acho que "O Algoritmo" realmente funciona melhor para revisões do que
traduções.
Sobre a colaboração entre GUI e DOC, não vejo problema nenhum, até porque as
citações de GUI dentro da documentação ficariam mais consistentes. Eu mesmo
já fiz GUI e DOC dos kdegames um tempo atrás, pq ninguém estava cuidando
desses GUI naquela época.
A maneira que eu considero mais eficaz é fazer primeiro o GUI completo do
pacote e, quando fizer o DOC, conferir se as traduções dos "strings soltos"
do GUI fazem sentido no contexto da documentação; se ficarem estranhos
pode-se voltar na GUI e modificar de maneira que fique mais claro (tudo isso
antes de fazer o commit).

Tradicionalmente a tradução de DOC sempre foi meio desfalcada em termos de
voluntários; me parece que é por gosto pessoal. Os arquivos de DOC são
significativamente maiores do que os de GUI, principalmente de pacotes como o
KDevelop; por isso, me parece que a impressão inicial de um voluntário é que
a ajuda será maior gastando 1 hora para traduzir 4 GUIs do que 1 DOC. Se for
considerar a média dos usuários de linux como jovens espertos e auto-didatas,
o raciocínio anterior não é tão terrível; mas se considerarmos os
tele-centros instalados pelo governo federal nas regiões remotas do Brasil, o
público alvo será bem diferente e a documentação original do pacote será
praticamente a única fonte de informação disponível.
Então (para os novos voluntários) se alguém tiver experiência com tradução de
textos corridos, recomendo que ajude na documentação.

Até mais
Stephen