[Kde-i18n-pt_br] KDE 4, quem é responsável pelo que?

Adriano Dal Bosco adbosco em brturbo.com.br
Sexta Agosto 10 18:44:03 CEST 2007

Faz pouco tempo que eu entrei nesta lista, mas gostei de ver aparecer alguma
discussão aqui.  Eu até estava achando que ninguém estava mais lendo a lista.
Agora eu sei que há vida na kde-i18n-pt_br :)

Eu me propus a fazer revisões, inclusive com alterações radicais, e fiquei
surpreso com a receptividade do Fernando.  Até agora, só mexi em um pacote.
Comecei a mexer em outros dentro de kde-libs, mas ainda não mandei para
lista. Estava esperando para mandar tudo junto porque senti que poderia
precisar alterar novamente os pacotes já revisados.

Eu ainda não estou totalmente familiarizado com o KBabel, mas eu percebi que
ele tem uma janelinha onde a gente pode ver as traduções para strings
semelhantes em outros pacotes do repositório.  Eu acho que isso, até certo
ponto garante a consistência de que alguém estava falando mais abaixo nesta
discussão.   Infelizmente, para garantir essa consistência, às vezes é
necessário alterar algum outro pacote totalmente fora daqueles pelos quais
somos responsáveis.  Nesse sentido, eu acho que seria interessante que todos
tivessem permissão para alterar qualquer pacote sem muita burocracia.

Neste ponto, se não houver uma coordenação ativa, poderá acontecer de alguém
achar que uma string deve ser traduzida de determinada maneira enquanto
outro(s) acham que tem que ser diferente e os mesmos pacotes podem acabar
sendo alterados múltiplas vezes por esses grupos concorrentes.   Para evitar
esse tipo de situação, seria interessante ter uma wiki, onde pudéssemos
uniformizar alguns pontos mais polêmicos.  A lista é boa para discutir, mas
as decisões tomadas aqui precisam de um local onde fiquem consolidadas e para
isso a wiki é útil.  As metas que o Marcus falou  também poderiam ir na wiki.

A questão que o Helio colocou também precisa ser levada em consideração: numa
equipe de tradução para pt_BR, todos os membros são brasileiros.  E ele
reconheceu algumas características da nossa cultura.  Não assumimos
compromissos, somos irresponsáveis, reclamões e não confiamos uns nos outros.
E o próprio Hélio, na sua mensagem de 10-08-2007 11:53, caiu num dos nosso
vícios: o de colocar a culpa de tudo no governo -- no caso aqui, o "governo"
é a coordenação do grupo.  Eu acredito mesmo que nós somos uma cultura sui
generis e nós não podemos querer trabalhar do mesmo que os outros grupos
trabalham.  Não funciona para nós. Como devemos nos organizar?  Eu também não
sei, mas acho que o primeiro passo é reconhecer que somos assim, para então
criarmos um sistema que funcione para nós.

Eu disse tudo isso, mas não pretendo mudar nada aqui, mesmo porque eu ainda
não entendi exatamente como está funcionando atualmente.  Só resolvi dar um
pitaco, já que o doutor.zero estava "esperando a manifestação do pessoal".
O Marcus, que tem experiência, apresentou umas propostas bem concretas e eu
acho que pode ser um bom início para a discussão.

--
Adriano