[kde-i18n-pt] parece inacreditável

José Nuno Coelho Sanarra Pires jose.pires inov.pt
Quinta-Feira, 13 de Janeiro de 2005 - 13:00:20 CET

Em Quinta, 13 de Janeiro de 2005 09:55, o Pedro Morais escreveu:

> [...]
> não formalmente". Estamos a falar na altura do KDE 1; eu ando nisto desde a
> Beta3, ou seja, antes de sequer o KDE 1 ter saido.
> Entretanto fomos traduzindo o máximo possível segundo as regras que
> tinhamos; quando decidimos passar para a tratamento formal tinhamos um
> enorme corpo de traduções legadas e fomos convertendo gradualmente.
> Por exemplo, antes de termos abandonado o BRANCH em Dezembro (na altura em
> que o coolo disse que não via razão urgente para mais versão 3.3.x) o Zé
> Pires andava a converter salvo erro o kdebase/kio* e kdebase/kinfocenter*.
Mais concretamente, o kcontrol_*, o kio* e o kinfocenter*.

> Obviamente que agradecemos que nos avisem quais os ficheiros que falta
> converter.
Faço as palavras do Pedro as minhas, dado que tenho sido eu o responsável por
essa validação. Mas, como é possível calcular, estamos a falar de validações
em 834 (!) ficheiros na GUI

(resultado de um 'find pt/messages -name "*.po"|grep -v /docs/'), fora alguma
documentação do 'kdebase' que se encontra no mesmo estado.

Para além disso, ao verificar esses ficheiros, não tou só a fazer validações
'tu -> você', tou também a verificar erros gramáticos, incoerências de nomes
de opções entre GUI e documentação, etc. Isso não é imediato, principalmente
quando só 1 ou 2 pessoas o estão a fazer activamente de momento.

Se houver um esforço conjunto e concertado, cada um poderá ficar responsável
por determinados módulos e envia as correcções para esses módulos, ficando
mesmo o responsável oficial por esses módulos.

Agora, no caso actual, eu o Pedro temos tido esse esforço a nível transversal,
o que poderás imaginar sem esforço que é complicado.