[GCompris-PT] Apresentação.

Frederico Goncalves Guimaraes frederico at gcompris.teia.bio.br
Sun Mar 25 21:22:35 UTC 2007

Olá Sidiney e demais colegas da lista,

Em primeiro lugar, desculpe-me pela demora, mas estava envolvido em
alguns projetos do meu trabalho e só consegui me liberar um pouco
agora... Mas vamos à sua mensagem.

Consta no registro SR21063 do Livro da Grande Teia que
Sidiney, em 21/03/07 escreveu o seguinte:

> Grato pela recepção

Disponha. Estamos aqui para isso mesmo...  :-)

> Quanto a preparar documentação, estamos fazendo isso, avaliando cada
> módulo e atividade, começamos nessa semana com o uso efetivo, os
> professores estão gostando muito do programa, e vou preparar uma
> documentação com a avaliação de cada módulo e atividade.

Isso é fantástico, Sidiney. Inclusive, um dos objetivos do projeto
GCompris Brasil é justamente reunir esse tipo de informação para servir
de referência a outros educadores que desejem utilizar o GCompris. Uma
contribuição dessas seria de grande valia para todos!

> Respondendo a seu questionamento, estamos usando a Versão 7.0 do
> Kurumin, que é baseado no debian, estou usando configuração 1024x768
> nas máquinas, e sempre que o Gcompris fecha, a resolução fica
> alterada, mas voltando a utilizar ele também trava e novamente altera
> a resolução.

Hummm... Provavelmente vocês estão tendo esse problema porque o
GCompris deve estar funcionando a 800x600. Assim, quando ele fecha
abruptamente, não restaura a tela para o tamanho original do sistema.

> A versão do Gcompris é 8.2.2-1 com módulo de som versão em Ptbrasil.

Ok.

> A atividade que fecha é encontrada no Descobrir o
> computador/manipulação do teclado/números com dados.

Interessante. É específica de uma aplicação, o que pode indicar algum
problema nesse módulo. Você já experimentou reinstalar o GCompris pra
ver ser o problema se resolve? Caso você o tenha instalado usando os
comandos apt-get ou aptitude, faça o seguinte, para garantir uma
instalação limpa:

- entre como root e digite o comando "apt-get clean" (sem as aspas).
Isso irá limpar o cache de pacotes e forçar o download de uma nova
cópia;

- remova o pacote, com o comando "apt-get remove --purge
gcompris" (novamente sem as aspas);

- instale-o novamente com "apt-get install gcompris" (mais uma vez sem
as aspas).

Veja se isso resolve o problema e dê-nos retorno, ok?

> Grato pela atenção, assim que já tiver documentação pronta, ela vai
> estar publicada no blog. http://linuxnaescola.blogspot.com

Excelente. Gostaria de lhe pedir para nos avisar quando isso acontecer.
Parabéns pela iniciativa!!!

Um abraço e até mais.

Frederico
Linux User #228171
Debian-BR User #434
<http://teia.bio.br>

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)