[Kde-i18n-pt_br] KDE 2.0 Development - Tradução

Huberto Gastal Mayer betogm2 em terra.com.br
Sexta Maio 28 17:25:08 CEST 2004

Olá!
Me apresentando: Meu nome é Huberto, inscrevi na lista kde-i18n-pt_br à alguns
dias atrás.
No começo de 2001 um grupo de pessoas da lista
http://br.groups.yahoo.com/group/qt-kde-br/  havia
começado a traduzir o livro "KDE 2.0 Development" presente online em
http://www.andamooka.org/reader.pl?section=kde20devel
Inclusive fou criado um projeto no Source Forge em
http://sourceforge.net/projects/linux-gen/
Por algum motivo, o projeto parou.
Bom, retomei este projeto, já há algum material traduzido,
alguns capítulos. Como perdi o contato com o pessoal que havia criado o
projeto no sourceforge e não tenho direitos de admin lá, criei um novo no
codigolivre.org, em http://kdedevelbr.codigolivre.org.br
Estou formatando em docbook o material que já estava traduzindo, e lentamente
revisando-o. O livro (em html) está em
http://kdedevelbr.codigolivre.org.br/html/index.html
Criei um sistema em php para os visitantes poderem anotar observações no
material já traduzido (inspirado no do site andamooka.org), que é acessível
em http://kdedevelbr.codigolivre.org.br/html/cbook.php?page=index.html
Inclusive se quiserem utilizar este sistema na documentação traduzida das
aplicações KDE, posso ajudar no que for preciso.
Sei que este projeto não se refere à documentação oficial do KDE, ma acho que
poderá ser muito útil para possíveis novos programadores interessados em
fazer alguma coisa para KDE. Vejo isto pelo quanto eu estou aprendendo!
A idéia é atualizar o livro para as últimas tecnologias do KDE 3.X, e
acrescentar novos materiais. De certa forma o livro se independizará do
original em inglês.
Se alguém quiser ajudar na tradução, revisão ou escrever novos capítulos para
o livro, seria muito útil!
Espero também contar com a lista para tirar algumas dúvidas sobre a editoração
com docbook, como colocar corretamente os créditos, licença, etc.

Abraço à todos,
Huberto