[Kde-i18n-pt_br] Nomes de Aplicativos & Menus

Raul Fernandes rgfernandes em correioweb.com.br
Quarta Março 24 01:10:09 CET 2004

Henrique,

Eu concordo com você no sentido de que os nomes dos aplicativos devem ser
"considerados" como nomes próprios e não serem traduzidos, mas em parte.
Alguém deve ser lembrar que antigamente se traduziam os nomes próprios nos
filmes e seriados que vinham do EUA, que dava um sentido muito mais próximo
(da gente), confortável (para se entender) e nacionalista aos programas. Isso
tem até hoje, pense no "Bob Esponja". O personagem é uma esponja. Perfeito.
Seria melhor colocar o nome dele em inglês ou em português?? (Eu não sei o
nome dele em inglês). Pense no Pink e Cérebro. Qual melhor: Pink e Cérebro ou
Pink e Brain???

Realmente o KRápida Exibição fica meio esquisito e perde aquela ligação com o
nome original, mas... Por exemplo, o Word. Os norte americanos vendo o nome
Word já associam com processamento de textos. Excel. Excel em inglês quer
dizer excelência. Pouco tem haver com a sua função, mas dá a idéia de que é o
melhor programa para fazer o que ele faz. Alguém discorda??

Entendeu que o nome dos programas já trazem uma associação junto com eles??
Isso é o "marketing". A palavra para nós, brasileiros, não significa nada,
mas para os norte americanos, a palavra em si já dá uma idéia de vendas,
propaganda, etc...
Na minha opinião (pura e simplesmente a minha opinião), os nomes dos
 programas devem ser traduzidos de maneira a gerar uma associação desse tipo.
 Um leigo vê o nome do programa e já tem uma idéia do que ele faz. Um leigo
 vai num curso de informática e, quando o professor disser o nome do programa
 e sua função, será algo associativo, fácil de lembrar, não coisas jogadas a
 esmo. O word para os brasileiros que não sabem inglês é uma palavra jogada a
 esmo, mas a maioria dos que entende de informática e que diz para os leigos
 "esse é o melhor da informática" sabe inglês e faz essa associação.

Agora, se não formos capazes de fazer uma tradução muito boa, a ponto de ter
esse tipo de associação, carregando muito marketing com ela, realmente
devemos manter o nome em inglês. Isso porque temos uma cultura de que tudo em
inglês é bom. Então, se não for para ficar bem melhor, é melhor que fique
como está. Aqui, eu concordo plenamente com o que você fala.

Vamos dar um exemplo bom. O Control Center. Qual fica melhor?? Control Center
ou Centro de Controle?? Para mim, milhões de vezes melhor o Centro de
Controle. É algo que eu entendo logo de cara sem precisar traduzir, e o nome
fica legal, ou seja, não irrita quando se ouve isso. Um exemplo que está bom
sem traduzir: Kompare. Nós que sabemos o nome original entenderemos em inglês
comparar, mas um brasileiro que não sabe inglês verá o imperativo do verbo
comparar: compare. Claro, o K está lá porque afinal você está no KDE.

                                           Marketing.

Será que o konqueror não teria uma melhor imagem se for traduzido como
konquistador?? Ele teria a mesma idéia da versão inglês, porque escolheram
esse nome para demonstrar que o programa conquista todos os espaços, ou seja,
um visualizador universal.

Poderíamos mudar totalmente o nome para que se faça algo elegante no nosso
idioma. Por exemplo, pensei com esse email se o kword não poderia ser
traduzido como escritor?? Claro, esse tipo de coisa seria muito bem discutida
antes de ser por em prática. E, nesses casos, deveríamos fazer uma "tabela"
de correspondência do nomes em inglês e em português, para que os usuários
que entendam inglês, que são poucos, não se percam com as traduções. Claro,
não precisa ser um tabela em si, mas algo onde possa se achar essas
correspondências.

"Você está falando de marketing, não acha que isso é muito para o nosso
caminhãozinho??" Eu acho que não, porque do outro lado, aquela grande empresa
se utiliza muito disso a toda hora, e se não nos preocuparmos com isso, será
muito mais difícil conseguirmos aceitação das pessoas. Não precisamos
contratar uma empresa somente para isso, se apenas pensarmos 2, 3, 4 vezes na
tradução, será suficiente para sair coisas maravilhosas.

Críticas, sugestões e reclamações serão bem vindas.

Obrigado