[kde-i18n-pt] encryption -> encriptação

mmodem00 netvisao.pt
Segunda-Feira, 28 de Fevereiro de 2005 - 21:20:58 CET

Em Sábado 26 Fevereiro 2005 13:10, António José Valente Vieira escreveu:
>         Krypta (túmulo) -> Cripta -> Encriptar (pt, meter numa cripta)
>         Kryptos (esconder) -> Cripto -> Cifra -> Cifrar (pt,  codificar)
>
>         Encriptação não existe em português. Talvez esteja a tornar-se
> agora um neologismo,  mas a forma mais elegante é, sem dúvida, cifra,
> crifrar, etc. A ciência chama-se criptologia e o cientista o criptologista.
>         A criptologia não nasceu com a informática e o pessoal novo tem de
> aprender que existem palavras boas em Português para certas coisas - não
> precisamos de neologismos abandalhados.

encriptação   | s. f.
  derivação fem. sing. de encriptar

encriptação

s. f., Inform.,
encriptagem.
---------------------

encriptar   | v. tr.

v. tr., ant.,
meter em cripta ou em túmulo.

Inform.,
criar código para tornar secreto um documento.

Agora que tenho a certeza que o que disseste está errado, acho que se deve
substituir "cifra" por "encriptação".

Muitas veves torna-se impossível traduzir, e pôr em bom português, pois a
palavra cifragem, essa sim não existe, e existe sim a palavra encriptação
como já mostrado em cima.

Espero agora os vossos comentários.

--
Zé