[Akademy-br] Material para os posts

Lamarque Vieira Souza lamarque em gmail.com
Segunda Abril 12 22:29:53 CEST 2010

	A parte mais interessante para postar está abaixo, coloquei no meu blog
do KDE-MG (http://www.kde-mg.org/node/32) alguns detalhes sobre outras coisas
que fiz, como arrumar o notebook da Amanda, ajudar a Ysa com o Kubuntu e
participar da reunião do Keduca:

	Eu trabalhei no grupo de promoção do KDE, discutimos o que já fizemos em
eventos como o FISL, Latinoware, FSLBH e o que podemos fazer para esse ano.
Planejamos criação de material para ser vendido/doado pra ajudar na divulgação
do KDE e formas de chamar a atenção das pessoas em eventos grandes como o FISL
e Latinoware.

	Na parte de programação trabalhei na implementação de byte accounting no
knetworkmanager. Fiz algumas pesquisas e descobri que o pessoal do
Networkmanager já pensaram em fazer isso e até já sabiam como obter
estatísticas sobre as interfaces. Não pude implementar porque cedi meu
notebook para o pessoal de artwork trabalhar no novo logo do KDE-BR. Minha
idéia é implementar polling no knetworkmanager para obter as estatísticas e
salvá-las em algum arquivo (é isso que o kppp faz) e depois criar uma
interface, talvez no próprio knetworkmanager, para ler as estatísticas e
exibí-las na forma como o usuário quiser (isso é o que o kppplogview faz).
Para quem usa 3G é importante medir o tráfego de dados durante o ciclo da
fatura, que pode iniciar em qualquer dia do mês dependendo do dia de
vencimento da fatura. Essa semana devo terminar o protótipo da parte de salvar
as estatísticas, depois vou começar a implementar a parte de exibí-las, talvez
até salve no formato que o kppplogview reconheça, assim poderíamos usá-lo para
isso e até alterá-lo para exibir o somatório a partir de uma dia específico ao
invés de sempre no dia primeiro.

--
Lamarque V. Souza
http://www.geographicguide.com/brazil.htm